Aqui você encontra os meus Projetos e Planos de Aula.
Você pode copiar, mas não deixe de comentar...
obrigada!
...O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações problemas... Jean Piaget

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Para lembrar todos os dias do ano

Segue uma lista muito linda de coisas que todas as professoras devem saber e fazer.
Peguei a ideia de um antigo arquivo meu, mas fiz algumas modificações.
Eu aplico na minha vida e posso afirmar que vale a pena!!!
Espero que gostem,
bjsss .:Daniele:.
  1. Escolha sempre as palavras mais bonitas para falar com os seus alunos;
  2. Seja uma boa influência para todos com o seu entusiasmo pela aprendizagem e pela vida;
  3. Escute, respeite e seja paciente com todos;
  4. Estabeleça regras firmes e justas;
  5. Tenha generosidade e seus alunos aprenderão a ser generosos;
  6. Organize o seu tempo para aproveitar melhor o seu dia; 
  7. Cumpra as promessas que fizer aos seus alunos;
  8. Procure ajuda e apoio dos seus colegas de trabalho. Seja sempre uma boa amiga;
  9. Faça da sua sala de aula um ambiente acolhedor onde seus alunos sintam segurança e respeito;
  10. Ensine seus alunos a conviver com os erros pois todos cometemos;
  11. Que a sua forma de tratar os seus alunos não demonstre preferência. Dê a todos a mesma atenção;
  12. Invista sempre na sua formação, nunca deixe de buscar conhecimento;
  13. Cuide do seu corpo tendo uma boa alimentação, fazendo exercícios e descansando o necessário;
  14. Lembre-se sempre do seu valor... Professora, você vale muito!!!



Semana da Criança

Boa tarde Amigas

Semana da criança
diversão é prioridade e elas merecem!

Deixo aqui algumas ideias de atividades para serem aplicadas na semana da criança no mês de outubro. O legal é criar com antecedência um cronograma de atividades e enviar para os pais na agenda para que se planejem e, se possível, participem da alegria da garotada.

  • Organizar uma tarde/manhã de cinema com pipoca, cachorro quente e algodão doce.
  • Dia do amigo na escola (cada criança pode trazer um amigo para participar de atividades recreativas).
  • Dia da bicicleta (as crianças poderão trazer suas bicicletas).
  • Dia do cabelo maluco (organizar um desfile).
  • Baile fantasia das "princesas e super-heróis".
  • Piquenique com a turma (organizar um lanche coletivo com a escola, cada criança deverá trazer um prato doce ou salgado).
  • Organizar um chá de bonecas e bonecos (as crianças deverão trazer os bonecos para um chá com biscoitos na escola).

Deixo também como sugestão, alguns sites de animação para divertir ainda mais a meninada:


bjsss .:Daniele:.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Projeto Primavera

Olá amigos, estou só na correria mas para o mês de setembro, criei um projeto para comemorarmos a chegada da estação mais florida do ano... espero que gostem de tudo, um grande beijo .:Daniele.:

Projeto Primavera

Tema: A primavera chegou
Objetivo: Desenvolver nos alunos a percepção da natureza e a consciência da harmonia que a estação e as flores nos trazem. Estimular o interesse pela preservação do meio ambiente e para uma atitude sustentável.
Conteúdo/Metodologia: 
  • Criação de textos e ilustrações;
  • Observação e releitura de imagens de flores para a criação de quadros e exposições;
  • Plantio de mudas de flores em vasos e se possível no jardim da escola;
  • Passeios em locais floridos;
  • Elaboração de um painel decorativo para ser fixado em um mural e/ou sala de aula e ambientes da escola;
  • Pesquisas na internet sobre as características da estação.
Tempo estimado: 3 semanas
Desenvolvimento: 
  1. Providenciar um passeio com os alunos em um local próximo á escola para que eles observem a natureza e o início das mudanças ocasionadas pela chegada da estação. Fazer um registro com os alunos em forma de textos, frases ou desenhos (de acordo com a idade) sobre o que foi visto no passeio.
  2. Elaborar com os alunos um painel decorativo, com flores, árvores, utilizando recortes, colagem, pintura. Deixo aqui livre para a criatividade de cada professora, mas a minha sugestão é uma árvore grande com uma copa florida e flores pelo chão. Confeccionar as flores com forminhas de doces grandes e com bolinhas de papel crepom de várias cores no centro para formar o miolo. (os pequenos podem fazer isto).
  3. Propor aos alunos uma pesquisa na internet sobre as características estação. Elaborar cartazes informativos para serem expostos na escola com o resultado da pesquisa (ou um cartaz coletivo). Basicamente o cartaz deverá conter: data de início e fim da estação, características, frutas, curiosidades etc.
  4. Cada criança deverá trazer de casa uma garrafa pet para a confecção de um vaso. Fazer as considerações necessárias sobre a sustentabilidade e preservação do meio ambiente enfatizando que podemos reutilizar objetos aparentemente descartáveis como garrafas pet etc. . As crianças deverão plantar mudas de flores em seus vasos. Providenciar um local com sol para que os vasos fiquem até o término do projeto . Elaborar com a turma uma rotina para cuidar e aguar os vasos. Pesquisar sobre a flor na internet e fazer um registro no caderno. Confeccionar uma etiqueta para ser colada no vaso com as características da flor (só colar no vaso ao término do projeto, quando as crianças forem levar as flores para casa). Verificar a possibilidade de plantar flores no jardim da escola. DICA: Para quem mora em São Paulo, providenciar as flores no CEAJESP aonde acontece a feira de flores e plantas de terças e sextas das 5h às 10h30. O endereço é  Av. Dr Gastão Vidigal 1946, Pavilhão  MLP, Vila Leopoldina. Mais informações no site www.ceagesp.gov.br 
  5. Mostrar para as crianças várias figuras de flores, incluindo pinturas de quadros famosos e deixar que eles façam uma releitura em uma tela com tinta guache. Montar uma exposição para os pais.
  6. Com os pequenos ensaiar uma apresentação musical simples onde eles possam encenar e cantar. Sugestão de músicas: Uma linda rosa juvenil ou Alecrim.
Avaliação: Verificar a compreensão dos alunos sobre a importância das flores e da natureza na vida do homem e se foi despertado e internalizado o sentimento de preservação e cuidado do meio ambiente. 

Espero que tenham gostado, feliz primavera... com carinho, Daniele.


Mais algumas sugestões minhas de atividades para o projeto primavera (com alunos do fundamental II)

  1. Organizar um passeio para A festa das flores em Atibaia
  2. Levar os alunos para conhecer pontos turísticos da região em que vivem. Aqui em São Paulo,   parque do Ibirapuera ou Horto Florestal (minha sugestão).
  3. Organizar um desfile de moda da primavera.
  4. Elabora um painel com poemas da estação.
  5. Organizar um dia aberto aos pais com palestras e oficinas de artesanato enfatizando temas como o meio ambiente e a sustentabilidade.
  6. Elaborar e apresentar uma peça teatral sobre o tema.
  7. Realizar um jogo de futebol beneficente com os alunos e pais a fim de arrecadar dinheiro com as entradas para plantar ou reformar um jardim em uma entidade carente.
Folhas de atividades com o tema.
para a classe de alfabetização...













Bordas da Primavera
para serem utilizadas no projeto...



















bjssssss e...



A pedidos, segue:

Dicas de como organizar um desfile de moda da primavera com alunos do fundamental II

  1. Realize com os alunos uma pesquisa na internet sobre as tendências da moda para a primavera 2012.
  2. Após a pesquisa, realize um debate sobre tudo o que foi encontrado, principalmente em termos de roupas, cores e acessórios. Saliente as mudanças existentes de uma estação para a outra e as mudanças ocorridas no vestuário das pessoas.
  3. Lance o desafio de organizar um desfile de moda da primavera, porém, sem nenhum custo, utilizando as próprias roupas dos alunos, confeccionando somente as estampas e os acessórios.
  4. Instigue os alunos a transformar acessórios antigos em novos, buscando trabalhar a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Ajude-os a identificar matéria-prima inutilizada no próprio ambiente escolar, ex. garrafas, canudos, tampas, caixas, anel das latas de alumínio, sobra de lápis etc. 
  5. Estimule a criatividade dos alunos com a pergunta: No que isto pode se transformar? Ex. confeccionar colares de flores com o fundo de garrafas pet, fazer uma estampa em forma de flores feitas com o laminado das embalagens Tetra Pak, transformar canudos de plástico em enfeites para chapéu ou cinto etc. Cada aluno deverá confeccionar sua própria roupa e acessórios. A intenção é que eles sejam criativos.
  6. Dividir a turma em grupos para que fiquem responsáveis por:  A - divulgação do desfile (panfletos, cartazes e convites feitos pelos próprios alunos); B - Músicas (fazer uma pesquisa para saber quais são as músicas utilizadas nos desfiles de moda); C- pela decoração do local (continuar utilizando material reciclável); D - Recepção dos convidados. 
  7. Seria interessante se o desfile tivesse uma função social, como por exemplo, vender os convites do evento e arrecadar dinheiro para que os próprios alunos reformem o jardim de uma entidade carente, plantem flores no jardim de um asilo, árvores de frutas ao redor da escola ou uma horta que futuramente dará alimentos a uma creche local. 
  8. Uma outra forma de conseguir dinheiro, seria vender um suco de frutas ou salada de frutas da estação no dia do desfile. Tudo feito e preparado pelos próprios alunos.
Acredito que seguindo estes passos, os alunos além de comemorarem a chegada da estação, estarão trabalhando conceitos como as relações interpessoais, o trabalho em equipe, a criatividade, o empreendedorismo, a preservação do meio ambiente entre outros.

Espero ter ajudado
com carinho
.:Daniele:.





Oieee...

... Faz tempo que não escrevo... 
ando sem tempo mas separei algumas coisas para vcs...


bjssss