Aqui você encontra os meus Projetos e Planos de Aula.
Você pode copiar, mas não deixe de comentar...
obrigada!
...O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações problemas... Jean Piaget

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Um momento em família...

(Atividade para comemorar o Dia dos Pais)

Enfrentamos dificuldades com a "correria" de todos os dias e sabemos o quanto os relacionamentos familiares são prejudicados por causa de uma agenda repleta de compromissos. Em contrapartida, sabemos que os momentos passados em família podem contribuir para o desenvolvimento psicológico das crianças e dos pais.
Com o objetivo de fortalecer os laços familiares, deixo como sugestão algumas atividades que podem aproximar pais e filhos, lembrando que o título pai, muitas vezes é substituído por um avô, tio ou irmão mais velho e por isso, a escola e seus profissionais precisam ter sensibilidade no planejamento da atividade a fim de proporcionar um momento agradável às crianças e seus familiares. Isto pode começar pela escolha do tema da atividade que deve ser "um momento em família " (ou algo parecido) e não atividade do dia dos pais, como de costume na maioria das escolas.
Seguem as minhas sugestões:
  • Pintando um quadro com o papai (ou tio, avô, irmão como já foi dito): Disponibilizar pela escola gravuras de pinturas famosas para que pais e filhos façam uma releitura da obra em tela.
  • Providenciar profissionais de áreas variadas que possam ministrar palestras. Sugestão de temas: Afetividade ou Reeducação alimentar para pais e filhos.
  • Café da manhã com a família (tudo feito e preparado pelas próprias crianças).
  • Artesanato com o papai: pintar uma peça em MDF, confeccionar uma escultura em argila ou um brinquedo com sucata.
  • Ensaiar uma apresentação musical para homenagear o papai.
Estas sugestões de atividades podem ser realizadas separadamente ou em um mesmo dia e, para isto, deixar que as próprias crianças elaborem um cronograma / convite da atividades para ser entregue aos seus familiares. Exemplo:



As crianças pequenas podem desenhar o convite ao invés de escrever.
Aproveitar para trabalhar com os alunos o gênero textual (convite) e a produção de texto (ver no blog o marcador produção de texto).

Espero que tenham gostado.
Deixem um recadinho.
bjsss .:Daniele:.


quarta-feira, 25 de julho de 2012

Trabalhando com Rimas


Plano de Aula 
2º ano

Objetivos: Fazer com que os alunos identifiquem os sons das palavras, aprendam a rimar e confeccionem um livro de poesias.
Desenvolvimento: 
  • A professora deverá elaborar um jogo da memória com várias figuras que fazem rimas. Exemplo: elefante / barbante, girafa / garrafa etc.
  • Brincar com as crianças de jogo da memória ou de formar par (jogo do mico).
  • Ler na roda da conversa o Livro: Que tal? da Tatiana Belynk junto com os alunos, aproveitando para trabalhar o gênero textual, (ver marcador produção de texto) pedindo que eles identifiquem as rimas do poema. 
  • Escrever o poema em um cartaz se necessário, deixando que os alunos sublinhem as palavras com o mesmo som.
  • Sair pela escola com o desafio de encontrar objetos e lugares que façam rimas. Cada aluno deverá ter em mãos papel e lápis para registrar a pequisa realizada.
  • Novamente em sala, a professora deverá propor que os alunos escrevam uma poesia coletiva sobre a escola, utilizando as rimas que foram encontradas. Dar um título para a poesia.
  • Confeccionar com os alunos um livro com a poesia para ser doado para a biblioteca da escola. Deixar os alunos usarem a criatividade para fazer as ilustrações. 
  • Aproveitar a oportunidade para trabalhar as partes de um livro como capa, contracapa, sumário, dedicatória, marca, editora etc. Tudo deve ser produzido pelos próprios alunos para que " a obra " seja realmente deles.   
  • Marcar um dia de autógrafos onde o livro poderá ser lançado. Registrar com fotos o momento da entrega do livro para alguém que represente à escola como o diretor ou coordenador.  

Outra sugestão:

  • Ao invés de uma poesia coletiva, os alunos das demais séries do ensino fundamental I podem confeccionar seus próprios livros de poesias, um mural da poesias ou um livro contendo as poesias de todo o grupo.
Espero que tenham gostado
bjsss .:Daniele:.

Relembrando o Alfabeto

Plano de Aula - Gramática
2º Ano

Objetivo: Fazer com que as crianças relembrem as letras do alfabeto utilizando o alfabeto móvel.
Desenvolvimento:

  1. Sentar com as crianças no chão e entregar o alfabeto móvel;
  2. Fazer os seguintes desafios:
  • Vamos colocar as letras do alfabeto em ordem?
  • De todas essas letras, quais são as vogais?
  • Quais são as consoantes?
  • De todas essas letras, quantas são vogais
  • Quantas são consoantes?
  • Quantas letras temos no total?
     3. Entregar para cada criança (ou grupo) uma figura. As crianças deverão escrever os nomes das figuras e características delas utilizando as letras do alfabeto móvel.
      4. Fazer o registro da ordem alfabética no caderno e embaixo, colar a figura e fazer o registro escrevendo o nome da figura e suas características.
com carinho 
.:Daniele:.