"Para que os nossos alunos produzam textos de verdade, eles precisam saber o que querem dizer, para quem estão escrevendo e qual o gênero que melhor definem suas ideias".
A produção de texto de qualidade é aquela que aproxima a produção escrita das necessidades enfrentadas pelos nossos alunos diariamente. Para isso, precisamos fazer com que eles participem de forma eficiente e social de atividades que envolvam a leitura e a escrita.
Uma das formas de fazer com que o aluno conheça esses diversos gêneros textuais é apresentá-los na "Roda da Leitura", momento descontraído em que o professor apresenta a leitura de forma prazerosa. (Ver o marcador Roda da Leitura).
Uma das formas de fazer com que o aluno conheça esses diversos gêneros textuais é apresentá-los na "Roda da Leitura", momento descontraído em que o professor apresenta a leitura de forma prazerosa. (Ver o marcador Roda da Leitura).
O segundo passo será identificar o quê escrever, para quê escrever e para quem escrever. Não é nada interessante escrever sobre um tema imposto pelo professor, sem nenhuma função e que termine com a leitura e avaliação dele mesmo. Para isso é preciso propor atividades em que a escrita do aluno cumpra com a sua função de escrita, como um livro de receitas nutritivas para ser exposto na semana da saúde e nutrição, uma notícias da turma em um jornalzinho da escola, uma agenda com o telefone e endereço de todos, um folheto explicativo sobre um projeto escolar etc.
O terceiro passo deve ser planejar, escrever, revisar e reescrever com o objetivo de fazer com que o aluno comunique bem suas ideias de acordo com o gênero textual escolhido.
Sugestão:
- Após definir o tema fazer alguns apontamentos, com ideias principais;
- Escrever em forma de texto (de acordo com o gênero) estas ideias;
- Corrigir não somente os erros gramaticais, mas o sentido do texto para aquele que deverá ler. Corrigir no quadro se necessário, as dúvidas e dificuldades de um pode ser as de outros;
- Reescrever no papel;
- Publicar a escrita.
A publicação dos textos cumpre com a função da escrita.
Quando eles escrevem sabendo que alguém deverá ler, criam um estímulo à boa escrita e este é objetivo de todos nós professores.
Quando eles escrevem sabendo que alguém deverá ler, criam um estímulo à boa escrita e este é objetivo de todos nós professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário