Aqui você encontra os meus Projetos e Planos de Aula.
Você pode copiar, mas não deixe de comentar...
obrigada!
...O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações problemas... Jean Piaget

terça-feira, 12 de julho de 2011

Produção de Texto


"Para que os nossos alunos produzam textos de verdade, eles precisam saber o que querem dizer, para quem estão escrevendo e qual o gênero que melhor definem suas ideias".

A produção de texto de qualidade é aquela que aproxima a produção escrita das necessidades enfrentadas pelos nossos alunos diariamente. Para isso, precisamos fazer com que eles participem de forma eficiente e social de atividades que envolvam a leitura e a escrita.

Uma das formas de fazer com que o aluno conheça esses diversos gêneros textuais é apresentá-los na "Roda da Leitura", momento descontraído em que o professor apresenta a leitura de forma prazerosa. (Ver o marcador Roda da Leitura).


O segundo passo será identificar o quê escrever, para quê escrever e para quem escrever. Não é nada interessante escrever sobre um tema imposto pelo professor, sem nenhuma função e que termine com a leitura e avaliação dele mesmo. Para isso é preciso propor atividades em que a escrita do aluno cumpra com a sua função de escrita, como um livro de receitas nutritivas para ser exposto na semana da saúde e nutrição, uma notícias da turma em um jornalzinho da escola, uma agenda com o telefone e endereço de todos, um folheto explicativo sobre um projeto escolar etc.


O terceiro passo deve ser planejar, escrever, revisar e reescrever com o objetivo de fazer com que o aluno comunique bem suas ideias de acordo com o gênero textual escolhido.

Sugestão:
  1. Após definir o tema fazer alguns apontamentos, com ideias principais;
  2. Escrever em forma de texto (de acordo com o gênero) estas ideias;
  3. Corrigir não somente os erros gramaticais, mas o sentido do texto para aquele que deverá ler. Corrigir no quadro se necessário, as dúvidas e dificuldades de um pode ser as de outros;
  4. Reescrever no papel;
  5. Publicar a escrita.
A publicação dos textos cumpre com a função da escrita.
Quando eles escrevem sabendo que alguém deverá ler, criam um estímulo à boa escrita e este é objetivo de todos nós professores.
bjssss .:Daniele:.


Oieee...boa tarde!!!
Deixo aqui algumas folhas para produções de textos, a maioria para a classe de alfabetização.
Importante: Lembrar das dicas do início da postagem antes de iniciar estas atividades.
 Bjsss













Nenhum comentário:

Postar um comentário