Plano de Aula
2º ano
Objetivos: Fazer com que os alunos identifiquem os sons das palavras, aprendam a rimar e confeccionem um livro de poesias.
Desenvolvimento:
- A professora deverá elaborar um jogo da memória com várias figuras que fazem rimas. Exemplo: elefante / barbante, girafa / garrafa etc.
- Brincar com as crianças de jogo da memória ou de formar par (jogo do mico).
- Ler na roda da conversa o Livro: Que tal? da Tatiana Belynk junto com os alunos, aproveitando para trabalhar o gênero textual, (ver marcador produção de texto) pedindo que eles identifiquem as rimas do poema.
- Escrever o poema em um cartaz se necessário, deixando que os alunos sublinhem as palavras com o mesmo som.
- Sair pela escola com o desafio de encontrar objetos e lugares que façam rimas. Cada aluno deverá ter em mãos papel e lápis para registrar a pequisa realizada.
- Novamente em sala, a professora deverá propor que os alunos escrevam uma poesia coletiva sobre a escola, utilizando as rimas que foram encontradas. Dar um título para a poesia.
- Confeccionar com os alunos um livro com a poesia para ser doado para a biblioteca da escola. Deixar os alunos usarem a criatividade para fazer as ilustrações.
- Aproveitar a oportunidade para trabalhar as partes de um livro como capa, contracapa, sumário, dedicatória, marca, editora etc. Tudo deve ser produzido pelos próprios alunos para que " a obra " seja realmente deles.
- Marcar um dia de autógrafos onde o livro poderá ser lançado. Registrar com fotos o momento da entrega do livro para alguém que represente à escola como o diretor ou coordenador.
Outra sugestão:
- Ao invés de uma poesia coletiva, os alunos das demais séries do ensino fundamental I podem confeccionar seus próprios livros de poesias, um mural da poesias ou um livro contendo as poesias de todo o grupo.
Espero que tenham gostado
bjsss .:Daniele:.
amei essa ideia, aula simples e divertida, meus alunos irão amar!!!!
ResponderExcluir