Aqui você encontra os meus Projetos e Planos de Aula.
Você pode copiar, mas não deixe de comentar...
obrigada!
...O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações problemas... Jean Piaget

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Um momento em família...

(Atividade para comemorar o Dia dos Pais)

Enfrentamos dificuldades com a "correria" de todos os dias e sabemos o quanto os relacionamentos familiares são prejudicados por causa de uma agenda repleta de compromissos. Em contrapartida, sabemos que os momentos passados em família podem contribuir para o desenvolvimento psicológico das crianças e dos pais.
Com o objetivo de fortalecer os laços familiares, deixo como sugestão algumas atividades que podem aproximar pais e filhos, lembrando que o título pai, muitas vezes é substituído por um avô, tio ou irmão mais velho e por isso, a escola e seus profissionais precisam ter sensibilidade no planejamento da atividade a fim de proporcionar um momento agradável às crianças e seus familiares. Isto pode começar pela escolha do tema da atividade que deve ser "um momento em família " (ou algo parecido) e não atividade do dia dos pais, como de costume na maioria das escolas.
Seguem as minhas sugestões:
  • Pintando um quadro com o papai (ou tio, avô, irmão como já foi dito): Disponibilizar pela escola gravuras de pinturas famosas para que pais e filhos façam uma releitura da obra em tela.
  • Providenciar profissionais de áreas variadas que possam ministrar palestras. Sugestão de temas: Afetividade ou Reeducação alimentar para pais e filhos.
  • Café da manhã com a família (tudo feito e preparado pelas próprias crianças).
  • Artesanato com o papai: pintar uma peça em MDF, confeccionar uma escultura em argila ou um brinquedo com sucata.
  • Ensaiar uma apresentação musical para homenagear o papai.
Estas sugestões de atividades podem ser realizadas separadamente ou em um mesmo dia e, para isto, deixar que as próprias crianças elaborem um cronograma / convite da atividades para ser entregue aos seus familiares. Exemplo:



As crianças pequenas podem desenhar o convite ao invés de escrever.
Aproveitar para trabalhar com os alunos o gênero textual (convite) e a produção de texto (ver no blog o marcador produção de texto).

Espero que tenham gostado.
Deixem um recadinho.
bjsss .:Daniele:.


Nenhum comentário:

Postar um comentário